Os Segredos por trás de Deadlock: Tudo que sabemos até agora sobre sua Lore

Por December 18, 2024


Nos jogos, lore é a expressão utilizada para descrever a mitologia, história e o mundo fictício de um jogo. Muitos jogos online criam sua lore utilizando personagens para desenvolver narrativas envolventes. Grandes exemplos disso são League of Legends e Overwatch.

Deadlock é um desses jogos. Ambientado na década de 1950, com elementos de ocultismo, sobrenatural e conspiracionismo, Deadlock apresenta um mundo rico e interessante que se desenvolve a cada atualização. Neste post, explicarei o contexto desse universo, assim como alguns elementos do mapa que complementam a sua narrativa.

OBS: A lore ainda está em desenvolvimento e encontra-se em sua fase beta. Tudo o que está escrito aqui pode ser alterado ou até descartado no futuro. As informações apresentadas foram baseadas em textos do jogo, diálogos e alguns vazamentos. Algumas partes também são interpretações e teorias minhas.

Introdução

Há 50 anos atrás, um evento ocorreu no mundo que chocou a humanidade. O sobrenatural era visto como ficção pela população, até o acontecimento do Maelstrom. Maelstrom são redemoinhos que podem durar de 20 minutos a 2 horas, geralmente em momentos de eclipses solares, que acontecem a cada 50 anos, em que as forças sobrenaturais ganham força. Durante esse evento, ocorre a abertura dos Portais Astrais, que são fendas do espaço-tempo que se conectam aos “Outros planos”. Os “Outros Planos” foi o nome dado às dimensões paralelas do universo, elas são extremamente conectadas com o plano terrestre, pois as almas daqueles que faleceram na terra vão para esses planos. Assim como os espíritos, os “Outros Planos” abrigam suas próprias criaturas, até algumas que se assemelham com os humanos. Atualmente temos 7, e um possível oitavo, portões confirmados no mundo de Deadlock:

  • O Portal de Central Park de Nova Iorque, sendo o primeiro a ser descoberto
  • Nas profundezas do Oceano localizado no Triângulo das Bermudas. Esse é o mais antigo aberto, existindo muito antes do Maelstrom que introduziu o sobrenatural para o grande público
  • Na Europa, não temos a localização exata em qual país da europa e esse portal astral está adormecido, ou seja, ainda não foi aberto
  • Em Porto Rico, por causa da sua abertura, Porto Rico vira a 51º estado dos Estados Unidos
  • Na Antártica, provavelmente o oitavo não identificado
  • Os outros 4 ainda não temos suas localizações.

Depois desse evento, o mundo se transformou em outro, em que a humanidade vivia com o sobrenatural, evoluindo com ele. O Governo passa a criar leis e regulamenta o paranormal, as indústrias utilizam as almas para evoluir suas tecnologias e as criaturas e espíritos passam a conviver com os humanos.

(Posters e anúncios vendendo produtos relacionados ao paranormal)

Poster

Poster

Poster

Poster

(Alguns itens do jogo são vendidos no universo de Deadlock)

Poster

Poster

Poster

Contexto Histórico

Com a chegada do sobrenatural, a história da humanidade mudou. Diferente da vida real, muitos acontecimentos históricos não ocorreram no universo de Deadlock. A Primeira e Segunda Guerra Mundial nunca aconteceram, do mesmo jeito que a Grande Depressão de 1930 e o surgimento dos regimes fascistas como o Nazismo. Contudo alguns eventos da realidade realizaram-se, como o surgimento da União Soviética. A Rússia nesse universo se tornou um império, pois uma antiga monarca russa, Catarina, a Grande, foi revivida com o Maelstrom. Catarina foi uma figura existente real, que governou a monarquia Russa nos anos de 1729-1796, agora, como fantasma, comanda o “Império Sovietico”.

Os países criaram acordos mais rígidos para evitar conflitos armados, estabelecendo oráculos vigilantes em cada nação. Todavia, a evolução das indústrias bélicas vem crescendo, criando armas a partir de criaturas extraplanares e magias de sangue. Com a confirmação do “Império Soviético”, é bem capaz de acompanharmos uma Guerra Fria, já que existe a confirmação de guerras existentes entre as nações, algumas chegando em dimensões paralelas, mas a maioria não é exposta pela mídia.

(Catarina, A Grande)

Imagem de uma pintura de uma figura feminina em trajes reais, usando uma coroa elaborada adornada com joias e vestida com um manto branco decorado com detalhes dourados. Ela segura um cetro em uma mão e um orbe dourado na outra, símbolos de poder e realeza. Ao fundo, há uma cortina vermelha decorativa e uma coroa sobre uma mesa, sugerindo um ambiente palaciano. A figura é representada de maneira formal e majestosa, refletindo autoridade e nobreza.

Local do Mapa

Nos arquivos do jogo o mapa se chama “The Cursed Apple” (A Maçã Amaldiçoada), sendo, muito possivelmente, um bairro fictício de Nova Iorque.

Os Patronos

São criaturas que não temos muita informação sobre, o que sabemos é que elas vivem em um outro plano e que não conseguem permanecer no plano terrestre sem um ritual de invocação. Elas parecem ser entidades cósmicas, tipo um deus, capaz de mudar a realidade e realizar desejos. Nos eventos dos Maelstrom, os Patronos conseguem ter contato com os mortais e acessar temporariamente o plano terrestre, mas o seu objetivo é ter a permanência absoluta na terra.

Além do poder de mudar a realidade, os Patronos conseguem criar seres vivos: Os Guardiões, Andadores, Santuários e os Tropers. Eles também possuem habilidades telepáticas, podendo ler mentes e conversar telepaticamente. Entretanto, existem algumas limitações de seus poderes, sendo incapazes de reviver os mortos.

Existem duas ordens chamadas “Fogo de Safira” e “Mão de Âmbar”, o objetivo de ambas no passado era proteger a humanidade contra os patronos, criando leis que proíbe-se qualquer tipo de tentativa de invoca-los. Porém, elas mudaram . Depois de 50 anos, o segundo Maelstrom ocorre no mundo, e as ordens entraram em contato com seus patronos. Mas após descobrir como permitir que esses deuses possam ficar na terra, uma pequena guerra atinge Nova Iorque, em que 12 indivíduos, 6 ligados ao Fogo de Safira e os outros 6 a Mão de Âmbar, disputam para completarem o ritual

A gameplay de Deadlock representa o conflito causado pelo ritual de invocação de um patrono. Para que um patrono consiga permanecer no plano mortal, é necessário o sacrifício de um outro patrono. Esse sacrifício é representado através do grande objetivo do jogo, destruir o patrono inimigo. Ao ganhar o jogo, o jogador conseguiu completar o ritual de invocação, permitindo que um deus de outro plano caminhe entre os humanos e os sonhos de 6 personagens se realize. Todavia, se a profecia do

estiver certa, ganhar uma partida de Deadlock condenará aquele mundo em ruínas

(Patrono: Chama de Safira)

Patrono:Chama de Safira

(Patrono: Mão de Âmbar)

Patrono: Mão de Âmbar

Urna

As Urnas são objetos construídos com o objetivo de aprisionar espíritos rebeldes que estão causando problemas nas ruas de Nova Iorque. O novo personagem liberado do laboratório, o Armadilheiro, é um fabricante de urnas e um dedetizador de pragas de outras dimensões, ou seja, as urnas servem para a limpeza da cidade.

Patrono: Mão de Âmbar

Oráculo de Nova Iorque

Localizado no Walker da lane azul do time Âmbar e no Walker da lane verde do time Safira, o jogador pode encontrar uma barraca de jornais. Ao chegar perto, ouviram as notícias do Oráculo de Nova Iorque

Patrono: Mão de Âmbar

Oráculo de Nova Iorque é a principal fonte de notícias sobre o sobrenatural e seus envolvimentos. Eles se vendem como anunciadores do futuro e que estão a mais de 20 anos transmitindo notícias. Algumas das informações trazidas pelo jornal:

  • Ixia: Durante um dos Portões Astrais, descobre-se uma nova dimensão habitável. Ixia já é habitada por seres sobrenaturais que se assemelham com os humanos, depois de muitos anos a região se integra à terra, virando uma nova habitação. Depois de 5 anos, a Ixia do Sul vira o 52º estado dos Estados Unidos. Atualmente temos dois tipos de ixianos confirmados: Os que possuem domínio de controlar o fogo e os que possuem uma pele azulada com pequenos chifres na testa
  • Suprema Corte confirma a integração dos espíritos para se candidatarem nas decisões políticas, em oposição ao estado de Alabama
  • Objetos eletrônicos são facilmente possuídos por espíritos
  • Lobisomens confirmados: carne de Lobisomem é uma iguaria muito popular em Paris, entretanto a um questionamento se comer esse alimento é considerado um ato de canibalismo
  • Zephyr são as aeronaves movidas a espíritos utilizadas pelos civis de Nova Iorque. Ainda se tem a preocupação de quão seguro elas são
  • Metamorfos confirmados: Criaturas com a capacidade de assumir a forma de qualquer ser com a finalidade de enganar pessoas, sendo uma ameaça para os moradores das cidades
  • Temos muitas notícias envolvendo o ritual de invocação dos Patronos. Comunicados, questionamentos e probabilidades do que acontecerá no futuro se o ritual for completo (Confirmando ainda mais que a Gameplay faz parte a Lore).
  • Confirmação da Cadence: Cadence provavelmente será a próxima heroína que teremos no jogo, sendo uma musicista famosa e polêmica. Ela possui uma banda chamada “Reqium Boys” (Meninos Réquiem -Réquiem são missas católicas dedicadas ao repouso das almas). A banda possui uma música própria chamada “Paying the Price”

Paying The Price:

Letra(Com a tradução):

“The candles are Lit
As velas estão acessas
They walk in thought the door
Elas entram pela porta
Clad in silken ropes, The lamp tied on the floor
Vestidas com cordas de seda, a lâmpada está amarrada no chão
It bleeds and it screams
Ela sangra e grita
Creis that you will ignore
Choros que você irá ignorar
The pursuit of powers has far worse in store
A busca pelo poder traz os piores malefícios

Because you’re paying the price
Porque você está pagando o preço
There’s no turning back now
Não tem como voltar atrás
The blood on you hands washes of anyone
O sangue em suas mãos se limpa de qualquer forma
Say it’s in thanks, we all know that's not true
Diga que é um agradecimento, todos nós sabemos que não é verdade
You murdered that girl just because you wanted do
Você matou aquela garota só porque queria”

Deadlock Pro BR é uma plataforma criada e mantida pela comunidade brasileira do jogo Deadlock.
O jogo Deadlock e todas as imagens relacionada ao jogo contidas nesse site são propriedades de Valve Corporation.